sábado, 24 de julho de 2010

NOTA OFICIAL DA CENTRAL FORÇA SINDICAL NACIONAL

Nota Oficial

E-mail Imprimir PDF

A Força Sindical, que em março do próximo ano completa 20 anos de lutas, orgulha-se de ser uma central sindical fundada sob a marca do pluralismo político e partidário, recusando-se ao papel de correia de transmissão de partidos ou correntes políticas.Tal compromisso democrático é um pilar que sustenta a unidade e o crescimento da Força Sindical, que deverá ser preservado a qualquer custo. O pluralismo da Força Sindical não pode ser confundido com apoliticismo. Muitos dos nossos dirigentes e ativistas participaram e participarão, como candidatos e militantes políticos, de diferentes campanhas eleitorais, como no caso do apoio do nosso presidente licenciado, Paulo Pereira da Silva a Geraldo Alckmin na eleição presidencial de 2006.

Na semana passada, o lançamento de uma nota firmada por 5 centrais sindicais desencadeou um intenso debate na imprensa sobre a conveniência da presença ativa das organizações de trabalhadores debate eleitoral. Ao firmar a nota em questão, a Força Sindical estava preocupada com a manutenção da unidade de ação construída pelas centrais sindicais nos últimos anos e que resultou em benefícios à classe trabalhadora, sem qualquer objetivo de atingir a unidade da central e seu caráter pluralista, os princípios da direção coletiva e o necessário sistema de consulta aos dirigentes sobre temas políticos importantes.

Causou estranheza, em alguns setores, os termos utilizados na nota das centrais sindicais, que não são de uso corrente nos textos, documentos e declarações da Força Sindical, os quais primam pela defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores e pela constante melhoria das suas condições de vida e trabalho.

Com a presente nota queremos reafirmar o compromisso da central com o pluralismo político e nosso desejo de estabelecer relações construtivas com todas as candidaturas, partidos e correntes políticas que reconhecem os sindicatos e as centrais sindicais como legítimos representantes dos interesses dos trabalhadores brasileiros.

São Paulo, 21 de junho de 2010.

Miguel Eduardo Torres

Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário